A estrutura de uma intranet depende de cada empresa, de seu foco de negócios, sua atuação, seus objetivos etc. Abaixo exibimos apenas uma estruturação genérica que serve para ilustrar o tema Intranet. Podemos iniciar mostrando uma estrutura de intranet onde as informações se apresentam divididas em 4 grupos: Institucional Informações sobre a empresa e seus valores corporativos. É o cenário no qual o empregado conhecerá a empresa, qual é seu foco de negócios, seus valores, etc.
Área de trabalho Contém informações e ferramentas para o trabalho do empregado no dia-a-dia. É personalizada de acordo com o departamento onde o usuário trabalha.
Serviços Local onde o empregado encontra todos os elementos de relação dele com a empresa, com conteúdos relacionados a recursos humanos, serviços de tecnologia e comunicação e etc. Aqui, o empregado também terá conteúdos personalizados de acordo com a sua localidade, como cardápio, itinerários ou vizinhança.
Comunidade Virtual Prevalece o desenvolvimento da relação entre colegas de trabalho. É uma área de convivência onde os empregados poderão utilizar um fórum de discussão, publicar e pesquisar anúncios classificados e ver os aniversariantes da semana.
Veja abaixo sugestões de conteúdo para outros departamentos: Vendas e Marketing Relatório de vendas; Calendário dos eventos e atividades da equipe; Apresentações de vendas; Contatos dos clientes; Treinamentos para a equipe; Newsletters; Forum de discussões; Pesquisas de opinião; Base de conhecimento competitivo; Prêmios; Compartilhamento de documentos e arquivos comuns; Publicações de press releases; Integração de escritórios com equipes remotas etc...
RH Cadastro de funcionários; Programa de benefícios; Calendário de eventos e feriados; Lembretes aos funcionários; Formulários de solicitação de férias e avaliações periódicas; Treinamento; Publicações sobre oportunidades na empresa; Pesquisa entre funcionários; Forum de discussões; Fotos de eventos realizados etc...
Engenharia e Desenvolvimento Forum de discussões; Publicações e compartilhamento de documentos; Publicações de documentos técnicos; Gerenciamento de projetos padrão e metodologia de desenvolvimento de um projeto; Disponibilização de protótipos de projetos para testes; Serviços de atendimento ao cliente e suporte técnico; Disponibilização de informações sobre procedimentos de atendimento; Cadastro de clientes, parceiros, fornecedores; Formulário on-line de atendimento; Forum de discussão; Treinamento on-line; Grupo de discussão; Banco de dados de sugestões e novas idéias etc...
Finanças e Contabilidade Publicação de dados financeiros com acesso seguro e controlado para uso da gerência e diretoria; Orçamentos; Gerenciamento de bens; Relatórios de despesas; Calendário para gerenciamento de datas de vencimento de contratos, lançamento de taxas, depósitos, etc... Criação de biblioteca com modelos de contratos; Organização de documentos, relatórios, modelos, dados de vendas, lista de tarefas, calendários, etc.. Informações sobre a produção; Controle de processos de negócios; Informações sobre lançamento de produtos; Faturamento de materiais; Gerenciamento de fornecedores etc...
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